Saturday, October 18, 2008

O que um estatístico faz afinal?

Há vários tipos de estatísticos, provavelmente um espectro quase contínuo. Enumera-los seria impossível, portanto é necessário dividi-los em categorias. Podemos definir duas categorias: Estatístico teórico e Estatístico prático. Um estatístico pode pertencer aos dois grupos sem conflitos de identidade. A característica básica que une estes grupos é a tentativa de prever quantidades desconhecidas ou explicar relações entre variáveis. Um estatístico trabalha quase como uma cartomante, porém em vez de cartas para prever o futuro, o estatístico usa ferramentas matemáticas e fornece a precisão da previsão.

O estatístico teórico desenvolve a teoria usando teoremas, proposições, lemas, etc. Estes profissionais geralmente são doutores e trabalham em sua maioria em universidades públicas. Dentro dessa classe podemos dividir em outras categorias como, por exemplo: estatístico-matemático e estatístico-aplicado. O estatístico-matemático desenvolve somente a teoria sem que estas tenham uma aplicação tão evidente, ou seja, a preocupação inicial não se concentra em resolver um problema prático. Por exemplo, (1) encontrar a distribuição limite de estatísticas para construir testes de hipóteses aproximados; (2) corrigir uma estatística a fim de acelerar a convergência para a distribuição limite; (3) comparar a performance entre estimadores ou estatísticas. Enfim, há uma série de exemplos em que um estatístico-matemático tem interesse de estudar e que não envolve diretamente uma aplicação. Por outro lado, o estatístico-aplicado desenvolve as teorias com o objetivo de resolver um problema prático. Este estatístico também desenvolve suas teorias utilizando ferramentas matemáticas exatamente como o estatístico-matemático, entretanto o objetivo principal está focado na aplicação. A forma de divulgação destes trabalho é através de artigos científicos que podem ser encontrados em diversas revistas especializadas. As mais importantes são: Annals of Statistics, Biometrika, Journal of the American Statistical Association, Journal of the Royal Statistical Society. De forma geral, o trabalho destes profissionais consiste em: (1) propor novos modelos estatísticos; (2) relaxar algumas suposições de modelos já existentes para se adequar melhor a situações reais; (3) comparar modelos seguindo algum critério; (4) melhorar metodologias de acordo com algum critério; (5) estudar o impacto em utilizar um modelo não adequado; etc. Grande parte deste trabalho é verificado utilizando recursos computacionais.

O estatístico prático apenas aplica a teoria já desenvolvida em problemas do dia a dia. Geralmente, os estatísticos práticos trabalham em empresas, indústrias, bancos, corretoras, entre outras, e podem ser graduados, mestres e doutores (graduados e mestres são mais freqüentes neste grupo). É claro que um estatístico prático provavelmente já tenha encarado um problema teórico no seu dia a dia, contudo resolver problemas dessa espécie não é sua atividade principal.

1 comment:

Unknown said...

Mt bom! me interesso pela área de matemática, imagino q gostarei da faculdade de estatística.
Gostaria de saber o q um estatístico faz no ápice de sua carreira?
E quanta diferença faz um MBA na carreira de um estatístico?